Cursos Em Atividade (2024)

PRINCÍPIOS DA MÚSICA

           

                     A chamada "teoria musical", aqui tendo por objetivo a compreensão plena de todos os assuntos fundamentais da Música: notação e grafia musical, intervalos, escalas/tons/modos maiores e menores, percepção musical, compassos, divisão rítmica, formação dos acordes tonais (tríades e tétrades), conceitos básicos e introdução à história da Música. De generalidades às minúcias de cada assunto, o curso oferece uma formação musical categoricamente sem lacunas. Direcionado aos músicos (profissionais ou amadores) que buscam um melhor aproveitamento das suas ideias, o manejo eficiente do seu grupo musical, a preparação para provas de música (T.H.E.) e/ou gabaritar-se para voos mais altos no universo da Música.

 

Para o programa completo do curso, cronograma, horários e valores, entre em contato.
 
"Bruno Marques compõe com propriedade e competência, demonstrando versatilidade e grande intimidade com diversas disciplinas da
música. Seu trabalho é de gabarito, o que transparece em atmosferas ricas e orquestrações muito bem realizadas." 

- Dr. Carlos Almada, Professor-Chefe do Departamento de Composição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

"Bruno Marques faz aos 34 anos música como eu gostaria de fazer aos 81.
No momento, é o meu arranjador favorito, quero aprender com ele!" 

- João Donato

HARMONIA FUNCIONAL

 

                      O mais importante e extenso estudo da Música, aqui tendo por objetivo apresentar e esclarecer todas as situações harmônicas conhecidas no plano da Harmonia Funcional. Matéria-chave para todas as portas do universo da Música, o estudo da Harmonia (em qualquer vertente) capacita o músico a atuar com propriedade, segurança e profissionalismo em matérias de concepção musical (composição e arranjo) e performance musical (interpretação e improvisação). O curso contém análise aprofundada do material e o devido tratamento das particularidades de cada situação harmônica, tanto isoladamente quanto em contexto. Além do conteúdo técnico, observações históricas e comparativas ao estudo da Harmonia Tradicional.
 

EM TRÊS CAMINHOS POSSÍVEIS:
- Material na íntegra para compositores e arranjadores em 4 módulos completos;
- Síntese para improvisação e performance em 3 módulos resumidos e direcionados;
- Síntese para nível avançado em 3 módulos de revisão estrutural e apresentação de técnicas específicas.
 

ALGUNS DOS ASSUNTOS TRATADOS: todos os acordes tonais conhecidos (diatônicos, dominantes secundários, II cadenciais, dominantes substitutos, diminutos, acordes de empréstimo modal, alterações sobre dominantes...) e suas escalas, cifragem, percepção harmônica, aberturas e movimentos de vozes, análise harmônica, funções, cadências, modulação, harmonia peculiar, enriquecimento de linguagem harmônica, substituição harmônica e técnicas específicas de rearmonização (por linhas prioritárias, dominantes estendidos, pedal, funcional...), modalismo (modos naturais, folclóricos e sintéticos, cadências modais, rearmonização modal, poli-modalismo...), entre outros.

 

MATERIAL DE REFERÊNCIA: Curso de Harmonia da Berklee School of Music (Berklee Press, autores diversos), Harmonia (I. Guest), Harmonia Funcional (C. Almada), entre outros. Análise harmônica de material diverso, através de exemplos sonoros e escritos.

 

Para o programa completo do curso, cronograma, horários e valores, entre em contato.
 

Após ter cursado as disciplinas de Harmonia Tradicional na universidade, senti a necessidade de aprofundar os conhecimentos, mas com outro tipo de abordagem. Entrei em contato com o Bruno Marques, para que me ajudasse nessa trajetória. Bruno é um músico muito sério no que faz, e não podia ser diferente com seu curso de Harmonia Funcional.
Sua metodologia é objetiva e clara, direcionada para a sua necessidade. Evoluí bastante e foi um aprendizado sem deixar dúvidas, que mantenho na memória e utilizo no meu dia a dia como músico e professor na Universidade de Brasília. Além da Harmonia Funcional, fiz também o seu curso de Arranjo e de Improvisação, mas as atividades profissionais não permitiram que eu finalizasse estes dois. Quem sabe agora consigo retomar? Tenha você essa oportunidade também!
- Dr. Maico Lopes, Professor da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
 

ARRANJO & ORQUESTRAÇÃO

 

                 Direcionado a compositores, arranjadores, produtores e band leaders, o curso tem por objetivo projetar uma visão musical ampla e desenvolvida, fornecendo controle pleno de todos os aspectos de uma peça musical, das estruturas e linguagens às maneiras de apresentá-las. Como suporte para este fim, diversas ferramentas para o tratamento estrutural e criativo de qualquer corpo musical, desde formações pequenas e grupos de câmara às big-bands, concert bands e grandes orquestras sinfônicas. O curso também passa por uma extensa revisão de instrumentação sobre a maior parte dos instrumentos atualmente utilizados na música popular e sinfônica.
 
ALGUNS DOS ASSUNTOS TRATADOS: Soli A2 ao A8, abertura de voicings (drops), voicings especiais (quartais, clusters, tríades de estrutura superior...), diretrizes de contraponto, criação de fundo harmônico, escrita em linha, equilíbrio e comparação de ressonância entre naipes, tutti parciais e totais, produção eficiente de crescendos/diminuendos/ecos/transferências e outros efeitos, amplificação e eliminação de massa sonora, forma (geral e específica por período histórico: sonata, minueto, arco, rondó...), economia e coloração orquestral, qualidade sonora como força harmônica, solução de problemática geral, entre outros.
 
MATERIAL DE REFERÊNCIA: Principles of Orchestration (N. Rimsky-Korsakov), Arranjo (C. Almada), Arranjo (I. Guest), Arranging For Large Jazz Ensemble (Berklee Press), Orchestration (W. Piston), entre outros. Análise de diversas grades e gravações de compositores sinfônicos e populares.

 

Para o programa completo do curso, cronograma, horários e valores, entre em contato.
 

"Quem ouve a Obra de Bruno Marques identifica facilmente uma atração pelo desafio, passando por vários estilos, várias formações
instrumentais, maiores ou menores, sempre colocando sua criatividade a serviço da boa Música. Pessoa com uma cultura e
informação musical que lhe possibilitam caminhar naturalmente por este universo. Sou muito fã!" 

- Alberto Rosenblit, Diretor Musical e compositor de trilhas da Rede Globo


"Bruno Marques exerce excelente performance na sua escrita musical, e demonstra nela toda a sua cultura. Músico com ideias de nível internacional,
de grande valor e muita esperança para o cenário musical brasileiro. Aprovo o seu equilíbrio pessoal e na condução de seu trabalho, com desempenho profissional de qualidade."
 
- Maestro José Rua, Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Diretor Musical e Regente da UFRJazz Ensemble